quarta-feira, 29 de maio de 2013

Título: Novos Contos Da Montanha
Editora: Visão
Autor: Miguel Torga
Número de páginas: 127

    Este livro foi-me aconselhado por um amigo que já o tinha lido.
    O livro, como o próprio título indica, é constituído por vinte e dois contos:  "O Alma Grande", "Fronteira", "O Pastor Gabriel", "Repouso", "O Caçador", "O Leproso", "Destinos", "O Lopo", "O Sésamo", "Mariana", "Natal", "Névoa", "Renovo", "O Regresso", "A Confissão", "O Milagre", "O Artilheiro", "Teia de Aranha", "Festa", "O Marcos", "A Caçada" e "O Senhor"
    Neste momento, estou no vigésimo conto. O conto, até ao momento, de que mais gostei foi "Repouso". Deixo-vos aqui o resumo deste: Este conto centra-se num tipo macambúzio, o Lomba, que, como toda a gente da sua aldeia sabia, já tinha morto muita gente naquela zona. Ninguém atrevia-se a enfrentá-lo.
Certo dia, Lomba foi à igreja confessar-se. Disse ele ao padre: “-Bem, eu matei o da Gertrudes, o Marinho… E também fui eu quem deu cabo do Adriano. O padre pergunta-lhe se ele está arrependido e Lomba responde que não.
O seu ódio terminou quando Lomba fez uma ordem a um menino e este confrontou-o, sendo a primeira pessoa a fazê-lo, não obedecendo ao Lomba. Com isto, Lomba sentiu que foi derrotado, repetindo várias vezes para si mesmo a frase: “chegou para mim”.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário