quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde

O livro que escolhi para poesia tem como título O Livro de Cesário Verde.

Trata-se de uma obra póstuma. Cesário Verde escreveu ao longo da sua vida poemas claramente realistas, nos quais podemos observar o binómio entre o campo e a cidade (“Num Bairro Moderno”), a diferença entre a burguesia e o povo (“Cristalizações”), o impressionismo, o sensacionismo, entre outras temáticas.


Esta foi a minha opção para a poesia pois já estudei Cesário Verde anteriormente e com esta leitura quis aprofundar os meus conhecimentos, lendo inúmeros poemas deste poeta realista do século XIX.

3 comentários:

  1. Espero que tenhas gostado deste livro. Também o li e não fiquei arrependido. Apesar da maioria dos alunos da nossa turma não terem gostado deste poeta, eu confesso que gostei bastante, principalmente de poemas como "Nós", "Num Bairro Moderno", "Contrariedades", "Naquele piquenique de burguesas", etc.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei bastante deste livro. Para mim Cesário Verde e Antero de Quental são poetas extraordinários, pois admiro bastante a escrita de cada um.

    ResponderEliminar
  3. Partilho da mesma opinião. São poetas bastante diferentes, mas a poesia deles é algo de formidável! Outro dos que mais gostei foi Mário de Sá Carneiro.

    ResponderEliminar