quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bichos

O livro Bichos, escrito por Miguel Torga em 1940, é um clássico da literatura portuguesa. Miguel Torga foi um grande escritor, poeta, teatrólogo, contista e memorialista. 
A ideia principal deste livro centra-se na vida e na cultura de uma sociedade, onde vão aparecer animais e humanos. Cada um dos catorze contos deste livro possui um protagonista diferente. No primeiro conto, o protagonista é Nero. Nero era um cão que, enquanto pequeno, era adorado por todos, quando cresceu já ninguém queria saber dele e ele acabou por morrer na solidão. Noutro conto, temos o Morgado que era um burro de carga que, enquanto jovem, acartava tudo o que o seu dono lhe punha em cima, mas, quando ficou velho, perdeu quase toda a sua força e foi abandonado pelo caminho.

1 comentário:

  1. Grande escolha! Todos nós deveríamos ler este livro, apesar de não ter lido nada mais a cerca da obra do que aqui foi postado, consigo perceber a moral da história. De facto o exemplo que é feito com os animais faz-nos refletir nos valores que têm vindo a ser desenvolvidos pela sociedade. O caso dos idosos é gritante!

    ResponderEliminar